Primeiro é necessário que o programa esteja cadastrado em Serviço Social -> Programas. Também é preciso cadastrar uma oferta para seu campus e o período correspondente. Este cadastro é realizado pelas pessoas com permissão de Coordenador de Atividades Estudantis Sistêmico no SUAP, acessando o menu Serviço Social -> Programas -> Ofertas -> Assistência Estudantil. Para verificar quem pode cadastrar esta oferta, entre em contato com a DIPECE.

Para os programas Auxílio Transporte e Moradia com Alojamento não é necessário cadastrar a oferta do campus, pois o valor utilizado para gerar folha de pagamento é informado no momento em que a participação do aluno é efetivada.

Após cadastrar o programa, é necessário adicionar um edital em Serviço Social -> Programas -> Editais e em seguida abrir o período de inscrição em Serviço Social -> Programas -> Períodos de Inscrição para que os alunos possam realizar sua inscrição.

O gerenciamento das inscrições é feito em Serviço Social -> Programas -> Inscrições, local onde deve ser registrada a entrega da documentação dos alunos.

Por fim, acesse o programa através de Serviço Social > Programas, clique na lupa e na tela seguinte clique no botão Gerenciar Participações. Os alunos inscritos e que tiveram a entrega da documentação registrada aparecerão com a opção Adicionar Participação.